Notícias, Novidades, Sector Auto

Portugal vai proibir carros novos a combustível a partir de 2040

carros electricos em Portugal

Acha que vai ser possível que Portugal vai proibir carros novos a combustível a partir de 2040?

O Governo Português anunciou que a partir de 2040 será proibida a venda de veículos novos que produzam emissões de dióxido de carbono.

Só serão autorizados veículos de emissões zero ou de muito baixas emissões.

Assim, à semelhança do que já acontece noutros países Europeus, também em Portugal o motor de combustão interna tem data de morte marcada.

Segundo o jornal Público, o Governo vai a Birmingham, no Reino Unido, para explicar na primeira cimeira mundial sobre veículos sem emissões de dióxido de carbono como pretende alcançar este objetivo.

A proibição da venda de novos veículos que emitam dióxido de carbono diz respeito tanto a veículos ligeiros como veículos comerciais de mercadorias.

A ressalva relativa a veículos de muito baixas emissões diz respeito ao facto de ainda não haver, segundo o Governo, solução tecnológica para veículos de muito longo curso.

Ainda assim, os responsáveis acreditam que daqui até 2040 o panorama se altere e a evolução tecnológica resolva o problema.

«O quarto e último objectivo que Portugal leva para Birmingham é o compromisso de começar a trabalhar com os parceiros europeus no sentido de desenvolver um sistema de certificação para cadeias de fornecimento sustentáveis de baterias usadas em carros eléctricos.

Este sistema de certificação ainda não começou a ser trabalhado, mas deverá ser uma inevitabilidade se a Europa quiser esvaziar o protagonismo dos mercados asiáticos neste mercado – como tem dado a entender que pretende.

Ao assegurar um modelo de certificação de toda a cadeia de fornecimento na mobilidade eléctrica, a Europa poderá fazer exigências aos seus fornecedores em todo o ciclo, desde as condições de exploração de recursos naturais, como o lítio, até ao modo de produção das baterias, como exigem as boas práticas sociais e laborais.

E poderá, também, impor exigências ao nível da deposição de resíduos quando é chegada o fim de vida dessas baterias.

“Havendo esse propósito de criar um sistema de certificação, como nos parece que é o caminho, queremos dizer que Portugal está em jogo e vai participar”»

Qual é a sua opinião sobre os automóveis eléctricos VS automóveis a combustíveis?

Acha viável esta data para «por um fim» aos carros movidos a combustíveis?

Deixe a sua opinião em baixo.

 

Relacionado..